fbpx

Quais livros os 10 mais famosos CEOs estão lendo no momento

Redação DuMoney 15 de julho de 2018 atualizado às 12:20

No tempo livre, CEOs estão lendo títulos sobre inteligência artificial, futuro do trabalho e história. 

CEOs famosos compartilham os títulos que estão lendo no momento

CEOs famosos compartilham os títulos que estão lendo no momento / Shutterstock

 

Já parou para pensar o que leem os grandes líderes de empresas em seu tempo livre? A McKinsey & Co. fez isso e pediu a CEOs do mundo todo (inclusive o brasileiro Fabio Schvartsman, da Vale) compartilhassem seus livros do momento.

A lista vai de clássicos de Honoré Balzac até biografias de grandes executivos, incluindo ainda títulos sobre inteligência artificial, futuro do trabalho e história, entre outros temas. Trazem dicas nas áreas de estratégia, liderança e relações interpessoais, produtividade e por aí vai.

Confira abaixo o que 10 CEOs estão lendo.

1- Satya Nadella, da Microsoft

“Dawn of the new everything: encounters with reality and virtual reality”, de Jaron Lanier
O livro apresenta um olhar sobre o que significa ser humano em um momento de possibilidades tecnológicas sem precedentes. Jaron Lanier, músico e cientista da computação, expõe a capacidade da realidade virtual de esclarecer e amplificar o conhecimento da espécie humana e dá aos leitores uma nova perspectiva sobre como o cérebro e o corpo se conectam com o mundo.

2 – Drew Houston, do Dropbox

“The distracted mind: ancient brains in a high-tech world”, de Adam Gazzaley e Larry D. Rosen
Na obra, o neurocientista Adam Gazzaley e o psicólogo Larry D. Rosen explicam por que o cérebro humano não foi construído para lidar com múltiplas tarefas ao mesmo tempo e sugerem maneiras mais saudáveis para viver em um mundo repleto de tecnologia, sem abrir mão da modernidade.

3 – Maria Ramos, da Barclays Africa

“O Gene: Uma história íntima”, de Siddhartha Mukherjee

Nesta obra, Siddhartha Mukherjee combina ciência, história social e relatos pessoais para contar a narrativa de uma das mais importantes descobertas dos tempos modernos. Ao investigar a hereditariedade, o médico indiano mostra como a genética influencia vidas, personalidades, identidades, destinos e escolhas.

LEIA MAIS: Poucos líderes conseguem estudar estratégia. Aprenda a não cair nessa

 

4 – Fabio Schvartsman, presidente da Vale

“Uma breve história da Humanidade – Sapiens”, de Yuval Noah Harari
O autor aborda a história da humanidade, ou do homo sapiens, desde o surgimento da espécie até o presente momento. Ele relaciona fatos históricos com questões atuais e os questiona de maneira surpreendente.

5 – Dominic Barton, sócio administrador global da McKinsey & Company

“Inevitável: As 12 forças tecnológicas que mudarão o nosso mundo”, de Kevin Kelly
A obra é de um dos grandes pensadores e escritores sobre tecnologia, Kevin Kelly. Ele oferece um roteiro para o futuro, mostrando como as próximas transformações afetarão nossas vidas – desde a realidade virtual em casa até a inteligência artificial presente em tudo o que se fabrica. Precisamos compreender as mudanças e abraçá-las, para aumentar a probabilidade de nos beneficiarmos delas. Onde é melhor trabalhar? É sábio investir em quê? Como atingir melhor os clientes? Como começar a se posicionar nesta realidade emergente?

6 – Tony Elumelu, presidente da Heirs Holdings

“Liderando mudanças”, de John P. Kotter
Quando Kotter escreveu este livro, em 1996, ele mal sabia que a velocidade e a magnitude das mudanças nas décadas vindouras seriam ainda mais vertiginosas, sacudindo os alicerces das empresas globais. Desde a malfadada bolha pontocom, passando pelo frenesi das fusões e aquisições, até chegar ao delírio de corrupção, de ganância e, por fim, de recessão, a mudança difusa e profunda já é regra. Assim, o hoje lendário processo de oito passos de Kotter para a gestão de mudanças converteu-se em fundamento para líderes de todo o mundo.

7 – Herman Gref, do Sberbank

“Grandes decisões sobre pessoas”, de Claudio Fernandez-Araoz

O autor ensina a avaliar pessoas e a persuadi-las a se juntar ou a permanecer em sua empresa. Qualquer um pode ocupar uma posição. O verdadeiro truque é conseguir a pessoa certa para o lugar certo. Repleto de insights e orientações práticas sobre como conseguir isso, “Grandes decisões sobre pessoas” é uma referência para executivos preocupados com desenvolvimento pessoal e com o sucesso de sua organização.

LEIA MAIS: Por que damos mais importância às perdas do que aos ganhos

 

8 – Jamie Dimon, do JPMorgan Chase

“Uma breve história da Humanidade – Sapiens”, de Yuval Noah Harari
O autor aborda a história da humanidade, ou do homo sapiens, desde o surgimento da espécie até o momento presente. Ele relaciona os fatos históricos com questões atuais e os questiona de maneira surpreendente.

9 – Gail Kelly, membro do Group of Thirty (G30) e ex-CEO do Westpac

“Lab Girl: A Jornada de uma cientista entre plantas e paixões”, de Hope Jahren
Aclamada cientista e eleita uma das pessoas mais influentes pela revista Times, a bióloga Hope Jahren, constrói aqui uma narrativa sobre trabalho, amor e sobre as montanhas que podem ser movidas quando esses dois fatores trabalham lado a lado.

10 – Andrew Liveris, da Dow Chemical Company

“A Terceira medida do sucesso – Nem dinheiro nem poder: o que você precisa buscar para se sentir realizado”, de Arianna Huffington
Nesta obra, a co-fundadora do site de notícias “The Huffington Post” constrói um argumento convincente e acalorado para a necessidade de redefinir o que significa ser bem-sucedido atualmente. Com base em pesquisas científicas e estudos recentes nos campos da psicologia, dos esportes, da fisiologia e da medicina do sono, Arianna chama a atenção para os perigos da rotina acelerada e apresenta estratégias para ajudar o leitor a redefinir suas prioridades, gerenciar melhor o tempo e reconectar-se consigo mesmo.

Em Liderança

Recomendadas para você