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Liderança comportamental: o que é? Entenda melhor

É fácil reconhecer os líderes naturais numa reunião da família ou num bate-papo entre amigos. O conceito de Liderança Comportamental analisa a otimização das qualidades dos líderes nos ambientes de trabalho

Redação DuMoney 6 de fevereiro de 2019 atualizado às 08:10

A avaliação de perfil comportamental contribui para identificar líderes no ambiente corporativo

 

Existe um método de análise sobre o comportamentos e as atitudes dos integrantes de um grupo de trabalho. Ele parte do princípio que existem características específicas que definem um líder produtivo para cada nível ou segmento de atividade profissional. Este conceito é estudado na teoria de Liderança Comportamental.

 

Para começar a entender este conceito, lembre-se que sempre existe uma pessoa que se destaca nos grupos. É ela quem influencia os demais, pauta as conversas entre amigos, tem o poder de interromper diálogos que caminham para o conflito ou determinar até a hora de mudar de assunto. Reflita e lembre do comportamento dos seus amigos ou avalie o seu comportamento quando você assume momentos de liderança. Há quem tenha esta liderança natural, chamada também de liderança pela “força de assinatura”.

 

Mas a liderança também pode ser identificada – e desenvolvida – no ambiente corporativo. É um exercício de habilidades correlatas e do poder de mobilizar cuidadosamente os seus pontos fortes e os dos outros. “Quanto mais você se tornar um líder internamente, mais eficiente se tornará em todas as atividades de liderança externas”, prega Brian Tracy, um dos teóricos do Business Coaching.

 

Alguns téoricos da Liderança Comportamental fizeram um “extrato” das principais qualidades de líderes modernos: visão, coragem, responsabilidade, vitória e cooperação. A estas cinco qualidades soma-se uma fundamental, que merece destaque: a integridade.

 

A qualidade mais esperada da liderança, a Visão, traz embutidos alguns valores: missão, propósito e objetivos. Eles proporcionam um direcionamento claro e mensurável do futuro desejado.

 

A habilidade de correr riscos, perseverar, redefinir rotas e gerenciar crise compõe a Coragem que um líder demonstra. Uma outra qualidade, a Cooperação, diz respeito à capacidade de trabalhar bem em conjunto e permitir que as outras pessoas exponham também o melhor de suas competências.

Quando um líder assume os acertos e os erros de sua equipe ele demontra a Responsabilidade. “Eu sou o responsável pelo sucesso do meu time e pelos insucessos também”, este é o postulado do líder, que não precisa de desculpas e que demosntra para sua equipe que qualquer resultado é também um meio de aprendizado.

Por fim, a Vitória,  a concentração permanente no que deve ser conquistado, nos resultados, em soluções rápidas e assertivas. A partir desta visão básica, vale a pena pesquisar e conhecer mais sobre os conceitos de Liderança Comportamental. Você já demonstra ser um líder se continua em busca de conhecimento.

Leia mais: Liderança Comportamental: as lições no caminho para o Superbowl LIII

 

Em Economia Comportamental

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