fbpx

A estratégia para sair de férias do trabalho sem medo e preocupações

Redação DuMoney 28 de setembro de 2018 atualizado às 12:31

O que fazer quando as demandas no serviço atrapalham o foco nas férias. Preparamos uma estratégia para que o descanso do trabalho seja sagrado e você não tenha medo das férias

 

mulher à beira da piscina com coqueiros

Segundo pesquisa, 56% dos profissionais trabalham durante as férias / Schutterstock

 

Enfim, as férias estão chegando. Mas, à medida que o último dia de trabalho se aproxima, a lista de tarefas só aumenta. Logo, uma questão vem à mente: será que vou conseguir relaxar no meu tempo fora da empresa, sabendo que há tantas demandas em aberto?

Se você é daquele tipo de colaborador que mesmo durante as férias monitora o e-mail ou adianta algum projeto, você está longe ser exceção. Segundo uma pesquisa da empresa de recrutamento Accontemps, 56% de funcionários de empresas trabalham de alguma forma durante as férias.

LEIA MAIS: Ambiente de trabalho: três pontos para melhorar o da sua empresa

Embora entre os especialistas em gestão de carreira e profissionais de saúde alertem que é preciso tirar férias para descansar, muitos colaboradores e empresários declaram que é inevitável dar atenção dos negócios no seu intervalo fora da companhia. Principalmente, quando essa pessoa ocupa um posto alto na hierarquia da empresa ou quando o indivíduo é o dono do próprio negócio.

Para Luiz Affonso Romano, coach organizacional e presidente da Associação Brasileira de Consultores (ABCO), afirma que é possível conseguir descansar a mente até sem tirar férias.

“As pessoas deixam para relaxar só quando saem de férias. Se nos acostumarmos a ter um momento de descompressão todos os dias, não precisaríamos de férias tão longas. Temos que ter um momento de equilíbrio todos os dias. As pessoas precisam de pausa o ano todo. Não só nas férias”, afirma.

 

Na dúvida sobre como focar nas férias? Preparamos um passo a passo que pode ajudar a preparar sua saída. Leia e, se for o caso, boas férias!

Crie um plano antes da sua saída

Não deixe para a véspera da sua saída para criar um plano sobre o que deve ser feito no período ausente. Pelo menos duas semanas antes, comece a delinear o que é mais importante a ser priorizado enquanto estiver de férias e crie alternativas, caso você seja o único da equipe a cuidar de uma tarefa. Além disso, sempre que possível, lembre aos seus pares a data de sua saída.

Use a tecnologia ao seu favor

É sempre bom deixar um e-mail de resposta automática avisando sobre a sua saída. Além disso, você pode programar seu celular para não receber notificações de mensagens relacionadas ao trabalho. Caso isso seja impossível, evite olhar as mensagens enquanto estiver em programas com a família ou amigos.

Resolva os empecilhos

Se surgir um problema urgente que você precisa resolver durante as férias, é melhor resolver logo. Não adianta ficar com um questão na cabeça durante duas semanas, pensando 24h sobre possíveis soluções e perder o foco nas férias. Entre na parada, resolva, e volte logo ao descanso.

Estabeleça as prioridades

Se você é daqueles profissionais que seguem à risca a ideia de “trabalhar muito para garantir um futuro”, permita a você mesmo um tempo de descanso, para que não corra risco de se arrepender. E caso a sua maneira de viver e aproveitar as férias não esteja alinhada com a cultura da empresa, procure dar um feedback, desde que haja uma oportunidade para isso. Uma empresa produtiva, certamente, é formada por profissionais felizes.

Em Liderança

Recomendadas para você