fbpx

Kahnemann: 7 Pensamentos de Um Megainvestidor

As teorias de Kahnemann influenciaram a atual “economia comportamental”, que assegura que o processo financeiro não é tão imprevisível como parece.

Redação DuMoney 27 de março de 2019 atualizado às 17:12

Conheça alguns segredos do pensamento de Daniel Kahnemann, Prêmio Nobel de Economia. (foto Divulgação)

 

Daniel Kahneman é um psicólogo, teórico da finança comportamental, que combina economia e ciência cognitiva para explicar o comportamento aparentemente irracional da gestão do risco pelos seres humanos.

Ele foi o primeiro não-economista a receber o Prêmio Nobel de Economia. O mérito: sua investigação acerca do processo de tomada de decisões em momentos de risco e incerteza. O Nobel de 2002 tem no seu livro “Pensar depressa e devagar” uma obra que sintetiza cinco décadas de estudo sobre o comportamento intuitivo e racional das pessoas.

Ele é professor de Psicologia da Universidade de Princeton e membro da Academia Real de Economia e Finanças. Seu livro resume a sua investigação sobre o pensamento dos seres humanos. Kahneman argumenta que existem duas maneiras de pensar: Sistema 1, rápido, intuitivo e emocional; e a mais lenta, corajosa e racional do Sistema 2. O primeiro oferece conclusões automaticamente, e o segundo as respostas conscientes.

As suas teorias influenciaram a atual “economia comportamental”, que assegura que o processo financeiro não é tão “imprevisível” como parece. A teoria econômica neoclássica afirma que os agentes econômicos agem racionalmente na procura pelo lucro máximo. Mas investigações comportamentais mostraram que os nossos julgamentos são cognitivamente, emocionalmente e socialmente condicionados.  O comportamento humano está além dos orçamentos do mercado.

Frases e citações de Daniel Kahneman

1. “Nós tendemos a ter muita confiança nos julgamentos que fazemos com base em pouca informação. É um dos aspectos mais “estranhos” da cognição. Somos capazes de desenvolver interpretações muito rápidas; isso é maravilhoso, porque permite-nos agir rápido. Por outro lado, estamos cientes do que não sabemos. Nós sabemos que não sabemos.

2. “Nada na vida é tão importante quanto você pensa, enquanto você estiver pensando nisso”.

A mentira dita mil vezes…

3. “Uma maneira confiável de fazer as pessoas acreditarem em falsidades é uma repetição frequente, porque a familiaridade não é facilmente distinguida da verdade. Instituições autoritárias e profissionais de marketing sempre souberam desse fato. ”- no livro Pensando, Rápido e Lento
4. “O dinheiro não compra felicidade para você, mas a falta de dinheiro certamente lhe compra miséria.” – em Fundamentos da Psicologia Hedônica

5. Se você se importa em ser considerado confiável e inteligente, não use uma linguagem complexa onde pode usar uma linguagem mais simples.“

6. “A ideia de que o futuro é imprevisível é prejudicada todos os dias pela facilidade com que o passado é explicado.” – em Pensando, Rápido e Lento

7. É um problema todas as pessoas opinarem sobre qualquer coisa.
Isso explica, em parte, a situação atual. É surpreendente que as pessoas votem e têm pontos de vista políticos sobre coisas que não têm nenhuma ideia, como a economia. Mas é parte da nossa natureza. Ela está relacionada com o que eu disse antes: o problema é que nós sabemos que não sabemos.

Você pode conhecer melhor a teoria de Kahnemann neste artigo publicado em outubro aqui no DuMoney.

Leia mais: Como funciona o efeito da ancoragem de preco

Em Kahnemaneando

Recomendadas para você