fbpx

Trabalhos do futuro: profissões que podem existir daqui a 10 anos

Redação DuMoney 11 de janeiro de 2019 atualizado às 19:01

Está cada vez mais claro que muitos empregos deixarão de existir. Mas quais serão os trabalhos do futuro? Veja as profissões que podem existir daqui a 10 anos

pessoas e um robô aguardando para entrevista de emprego

Quais serão os trabalhos do futuro? / Shutterstock

A cada noticia sobre robôs e a evolução da inteligência artificial surgem preocupações e especulação sobre o desaparecimento de empregos e extinção de algumas profissões. E é verdade que algumas profissões vão sumir, mas em compensação outras surgirão.

A Cognizant, uma consultoria voltada à transformação digital,  fez um relatório chamado 21 Jobs of the Future, em que sugere novas carreiras que devem surgir nos próximos dez anos.

De acordo com o estudo, duas tecnologias vão virar tudo de cabeça para baixo. De um lado, automação de hardware — robôs, carros autônomos, caixas inteligentes em lojas, eletrodomésticos inteligentes. Do outro, automação de software.

Outro ponto que é enfatizado na pesquisa é que o mundo vai mudar em outros aspectos além das máquinas. O DuMoney listou algumas das profissões citadas no relatório da Cognizant. 

 

Consultor Fitness Remoto 

Esse profissional vai oferecer sessões de orientação e aconselhamento individuais, que ajudam a melhorar o bem-estar dos participantes cadastrados. Cada clientes deverá estar equipado com pulseiras ou relógios inteligentes para monitorar hábitos e atividades físicas.

 

Curador de Memória Pessoal

Uma das novas carreiras voltadas para o cuidado de idosos. Haverá avanços no tratamento de doenças da cognição como Alzheimer, mas o processo de cura inda estará distante. Para atenuar o problema, o Curador de Memória Pessoal criará, a partir do acervo do idoso, das histórias que conta, daquilo que os parentes conhecem, experiências interativas com sons, imagens e realidade virtual para instigar as mentes que começam a falhar.

 

Chief Trust Officer

Corrupção está na pauta do mundo, ao passo em que a vigília sobre paraísos fiscais aumenta, e os vazamentos continuam. Este novo profissional trabalha entre a diretoria financeira e a de relações públicas, garantindo que as transações de uma empresa tenham a transparência necessária e não violem leis e padrões éticos dos países em que opera.

 

Roteirista de Realidade Aumentada 

Essa profissão seria uma espécie de roteirista, podendo colaborar com engenheiros e artistas técnicos para criar os elementos essenciais para os clientes passarem por uma experiência de realidade aumentada. Gamers, artistas e até mesmo atores de improviso com uma paixão pela tecnologia poderiam encontrar um novo futuro nesse papel.

Em Inovação

Recomendadas para você