fbpx

Qual seu perfil de investidor? Descubra Agora!

Redação DuMoney 15 de março de 2019 atualizado às 15:38

O perfil de investidor deve, assim, ser a primeira característica levada em conta na hora de administrar seus investimentos e escolher os ativos nos quais você investirá. Com esse conhecimento, você pode se dedicar a estudar principalmente aquelas aplicações que fazem sentido para suas peculiaridades, poupando tempo e energia.

Como descobrir o seu próprio perfil de investidor?

Existem alguns meios simples de descobrir qual é o seu perfil de investidor. Confira abaixo três quesitos que devem ser observados para chegar à uma conclusão assertiva.

1. Tolerância à perda

Imagine-se aplicando 10 mil reais em investimentos hoje. Como você se sentiria se perdesse uma grande parte desse dinheiro em um curto período de tempo? No fim das contas, quanto mais disposto você estiver a arriscar (ou seja, quanto maior for sua tolerância à perda), mais arrojado é seu perfil.

Aí a lógica é simples: se você quer investir sem grandes riscos de perder dinheiro, você definitivamente tem um perfil conservador. Já se aceita arriscar um pouco, pode ser considerado um investidor de perfil moderado.

2. Nível de conhecimento financeiro

Para quem está só começando no mundo dos investimentos, pode ser tentador arriscar tudo para tentar obter um lucro maior. O problema é que, na grande maioria dos casos, isso leva a perdas, já que, para ter um perfil arrojado, é necessário ter mais conhecimento financeiro. De modo geral, se você está começando a investir agora, seu perfil será conservador.

3. Tipo de objetivo

Quem investe para garantir a aposentadoria, comprar um bem material ou até para pagar a faculdade dos filhos costuma se encaixar no perfil conservador. Já quem investe com o objetivo de tentar ganhar altos valores e ficar rico, pois já tem essas outras questões resolvidas em sua vida, tende a se encaixar no perfil arrojado ou no moderado.

E então, conseguiu identificar qual é seu perfil de investidor? Como vimos, esse é um ponto muito importante para saber escolher suas aplicações daqui para frente. Uma vez que você tem consciência sobre seu perfil, consegue investir com muito mais segurança e tranquilidade.

Continue acompanhando as matérias da DuMoney e veja como os Chatbots podem te ajudar a investir. Afinal, com a sabedoria necessária é que se consegue um real triunfo no ramo econômico.

Em Inovação

Recomendadas para você