fbpx

Como Chatbots Podem Te Ajudar a Investir? Descubra Agora!

Os robôs de investimentos são algoritmos que acompanham os movimentos de mercado e criam, de forma automatizada, portfólios de acordo com o perfil do investidor.

Redação DuMoney 14 de março de 2019 atualizado às 14:38

Deseja entender como os Chatbots podem te ajudar a investir? Continue a leitura e descubra os benefícios que a ferramenta é capaz de proporcionar ao seu negócio.

O que são Chatbots?

A queda dos juros básicos da economia vem provocando um rearranjo no cenário dos investimentos no Brasil. A tarefa de montar uma carteira de aplicações está cada vez mais desafiadora. Por isso, cresceu a parcela de investidores que optou por delegar a robôs a missão de escolher o que fazer. Os chatbots são algoritmos que acompanham os movimentos de mercado e criam, de forma automatizada, portfólios de acordo com o perfil do investidor.

Afinal, como os Chatbots podem te ajudar a investir?

Para investidores que não dispõem de grande conhecimento técnico ou experiência, os algoritmos ajudam a encontrar os melhores rendimentos,  respeitando o perfil de tolerância de risco do usuário.

Para entender como os Chatbots podem te ajudar a investir, é preciso ter em mente que uma das suas vantagens é a taxa de administração mais baixa, já que não depende do envolvimento direto de uma pessoa na alocação de recursos. Estima-se que os robôs de investimentos já administrem pelo menos R$ 300 milhões em ativos no Brasil.

Mas, será que o desempenho deles supera o dos humanos? Para Vinicius Maeda, diretor de relações com investidores da Magnetis — uma das consultoras de investimentos automatizada —, sim! Para justificar sua colocação, o empresário destaca:

“A gente considera que os robôs podem ter performance superior à de humanos, mas é preciso diferenciar que humano é esse — um investidor profissional ou uma pessoa que faz isso nas horas vagas. Ainda assim, quando comparamos a performance de gestores profissionais em longas janelas de análise, a maioria dos fundos de gestão ativa perdem dos índices de referência, não só no Brasil, mas lá fora também”.

Ranking Robótico

Segundo levantamento de 2017 do buscador de investimentos Yubb, os quatro maiores chatbots do BrasilMagnetis, Monetus, Vérios e Warren apresentaram a maior rentabilidade média do mercado: 131,54% do CDI (taxa que anda de mãos dadas com a Selic). Por pouco, eles ficaram à frente da média dos fundos multimercado, que renderam no período 130,14% do CDI. Logo abaixo ficaram os Recibos de Depósitos Bancários (RDBs), as Letras de Câmbio (LCs) e os Certificados de Depósito Bancário (CDBs).

Gostou de saber mais sobre como os Chatbots podem te ajudar a investir? Continue acompanhando as matérias especiais da DuMoney e conheça o impacto da inteligência artificial nos investimentos.

 

 

Em Inovação

Recomendadas para você