fbpx

Como ser um empreendedor digital?

O Brasil tem 120 milhões de pessoas conectadas na internet. É a quarta potência mundial quando se leva em conta o número de usuários entre todos os países. Nosso mercado só fica atrás de China, Índia e Estados Unidos. Veja como ser um empreendedor neste universo

Redação DuMoney 24 de janeiro de 2019 atualizado às 17:55

Há dificuldades no caminho, mas o horizonte dos negócios digitais está em expansão

 

Somos uma Economia em desenvolvimento (as perspectivas estão melhores para este ano) e uma parcela considerável dos brasileiros deseja uma oportunidade de negócio. Quer saber como ser um empreendedor digital? Vamos ver algumas características do setor, visualizar alguns dos primeiros passos e considerar algumas vantagens.

O empreendedor digital desenvolve um negócio com processos e relacionamentos (com parceiros, clientes e funcionários) realizados, principalmente, por meio digital. Quem almeja um futuro independente e prospecta os negócios usando a internet, novos aplicativos, precisa definir: 1. um produto ou serviço diferenciado; 2. um público alvo; 3. uma rotina de trabalho. É o básico. Mas vamos detalhar.

1. Além de ter familiaridade com as novas tecnologias (programação básica, design de sites, desenvolvimento de conteúdos, uso de aplicativos), você precisa estabelecer seu campo de atuação. Quer vender produtos? É necessário pesquisar quem são seus concorrentes, há quanto tempo atuam no mercado. Quer oferecer serviços? Você precisa testar a sua “autoridade” no negócio. Escolha um campo de atuação onde você se sinta à vontade, já tenha conhecimento e experiência. E pergunte-se: você encontrou solução para uma necessidade, pode ocupar um espaço existente? Neste mercado, geralmente não se cria nada novo, tenta-se melhorar o que já existe, gerar valor para seu cliente.

2. Na era digital, o público alvo também é conhecido como Persona. Seu negócio deve atender uma audiência específica. Você precisa se capacitar de acordo com a necessidade das suas personas, saber se relacionar com seu público. Começe a estudar estratégias de marketing antes mesmo de “fechar” o desenho do seu infoproduto, aplicativo, ou de seus serviços.

3. Definir sua rotina de trabalho é muito importante. Você pode começar seu negócio dividindo seu tempo com um emprego ou com outra atividade, mas lembre-se: é preciso disciplina. O ideal é determinar um horário e um local de trabalho. Mesmo que seja em casa, procure criar um ambiente à parte, onde você possa exercitar seu potencial criativo e se concentrar.

 

Veja mais:  O que um atleta pode ensinar sobre empreendedorismo por Juliano Belletti

Se você se sente à vontade para seguir em frente, está na hora de pensar nas vantagens de ser um empreendedor digital: investimento baixo em relação aos negócios tradicionais, trabalhar em casa ou onde for mais cômodo, horário flexível, não ter patrão, possibilidade de contratar reforço de mão de obra terceirizada ou free lancer. Você pode imaginar outros benefícios. Gostou? Não pare de se informar, leia e pesquise, faça cursos, busque ajuda de pessoas capacitadas, participe de eventos. Aproveite seu entusiasmo, seu tempo e você tem tudo para começar uma experiência de sucesso.

 

https://blog.experienciadesucesso.com.br/2019/01/23/4-conselhos-para-destacar-a-comunicacao-do-seu-negocio/

 

 

Em Empreendedorismo

Recomendadas para você