fbpx

As 10 melhores cidades do mundo para trabalhar como freelancer

Primeira colocada na lista fica no leste Europeu e, surpreendentemente, boa parte das cidades não são capitais dos seus respectivos países

Redação DuMoney 17 de julho de 2018 atualizado às 11:50

Frila? Sete das 10 melhores cidades para trabalhar estão na Europa / Shutterstock

 

Nem todos os lugares são propícios para se viver quando se é freelancer. A plataforma holandesa Hoofdkraan, que reúne ofertas de trabalhos para profissionais autônomos, criou uma lista com as melhores cidades mais para esses trabalhadores em 2018. Em primeiro lugar, ficou Praga, na República Tcheca.

O estudo também revelou que sete das 10 melhores cidades para freelancers estão na Europa. O Brasil aparece na lista com duas cidades: São Paulo, na 39ª posição, e Rio de Janeiro, na 58ª.

A plataforma analisou no total 117 cidades de todo o mundo, levando em conta vários fatores, entre eles, o custo médio de vida, a velocidade da internet, o valor dos impostos e a qualidade de vida dos cidadãos.

LEIA MAIS: Deixar tudo para depois tem preço alto. Descubra como evitar

Apenas três cidades do Top 10 não são do velho continente – Vancouver, Nova Orleans e Miami – e uma região está totalmente ausente do ranking: a Ásia.

Os respeitados destinos de nômades digitais como Bangcoc (Tailândia), em 20º lugar, Chiang Mai (também na Tailândia), em 53º, e Ubud (Bali), em 68º, têm uma classificação pior no levantamento devido à baixa pontuação nas categorias limpeza, segurança, liberdade de expressão e qualidade do café.

Confira abaixo o ranking com as melhores cidades para freelancer:

1. Praga, República Tcheca

2. Sevilla, Espanha

3. Lisboa, Portugal

4. Miami, Estados Unidos

5. Bratislava, Eslováquia

6. Berlim, Alemanha

7. Vancouver, Canadá

8. Porto, Portugal

9. Las Palmas, Espanha

10. Nova Orleans, Estados Unido

Em Empreendedorismo

Recomendadas para você