fbpx

Por Que Poupar? Conheça os Conselhos do Banco Central

Fizemos uma pesquisa básica nos arquivos da instituição responsável pela ordem financeira do país: o Banco Central tem técnicos altamente especializados e não representam nenhum interesse corporativo.

Redação DuMoney 22 de maio de 2019 atualizado às 10:21

Dicas do Banco Central: isenção e conselhos técnicos para todo cidadão. (ilust. Pixabay)

A pergunta parece óbvia demais, mas reflita… quantas respostas são possíveis? Acumular valores financeiros no presente significa poder usar dinheiro no futuro, ok? Os valores poupados no presente e investidos durante um, dois ou mais anos poderão fazer uma diferença significativa na sua qualidade de vida num tempo que você ainda não sabe como será. Assim, são vários os motivos para poupar: precaver-se diante de situações inesperadas, preparar para aposentar-se, realizar sonhos etc.

Nós, da DuMoney, fizemos uma pesquisa básica nos arquivos da instituição responsável pela ordem financeira do país, o Banco Central. O BC tem técnicos altamente especializados e não representam nenhum interesse corporativo. Portanto, têm uma isenção bastante interessante; e sugerem algumas boas dicas sobre o assunto.

Ponha em prática

• Tenha o hábito de poupar. Manter uma reserva financeira é fundamental para realizar sonhos, precaver-se de eventos inesperados, além de proporcionar maior tranquilidade hoje e ao se aposentar.

• Invista regularmente. Todos os meses, reserve parte do seu salário para aplicações de sua escolha.

• Escolha seus investimentos com critério. Identifique as características de liquidez, segurança e rentabilidade de cada investimento e priorize-as de acordo com suas necessidades. Lembre-se de que nunca terá as três características positivas ao mesmo tempo.

• “Conhece-te a ti mesmo.” Faça um teste de autoconhecimento para verificar qual é seu perfil de investidor preponderante – conservador, moderado ou arrojado/agressivo.

• Leia os prospectos das aplicações financeiras. Verifique quais são as taxas, as tarifas, a rentabilidade e os impostos envolvidos nos investimentos. Isso ajuda a planejar e evita surpresas desnecessárias.

São dicas básicas, mas preste atenção a cada uma delas. Procure mais informações e aproveite as nossas publicações aqui no site, temos artigos sobre cada um destes tópicos.

 

Em Educação Financeira

Recomendadas para você