fbpx

Os games que ensinam a investir na Bolsa de Valores sem correr riscos

Redação DuMoney 27 de novembro de 2018 atualizado às 15:08

Quem quer aprender a investir no mercado de ações, mas tem medo de perder do dinheiro no processo, pode treinar com games e simuladores da Bolsa de Valores. O DuMoney listou alguns dos mais conhecidos

celular com gráfico de valor de ação

Games e simuladores da Bolsa de Valores ganham usuários que querem aprender sem perder dinheiro / Shuttertock

 

No ranking de rentabilidade de investimentos do último ano – de julho de 2017 a julho de 2018 – o mercado de ações foi o mais rentável em comparação com outras aplicações como o CDB, CDI e a poupança. Ou seja, das aplicações mais comuns, a Bolsa foi a que mais rendeu no ano.

Mas podemos dizer que boa parte dos brasileiros não aproveitaram esse bom momento das ações. Isso porque o Brasil tem hoje cerca de 6,2 milhões de pessoas que gostariam de investir recursos próprios, mas apenas 3% escolheriam a Bolsa de Valores. Esse diagnóstico é da pesquisa encomendada ao Datafolha pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Muita gente não investe em ações por que é complicado ou porque tem medo de perder dinheiro. Ambas as afirmações são verdadeiras, mas ambas tem solução. Se acha muito complicado de entender, contrate uma corretora que ela fará todo o trabalho, você só entra com o capital. Mas se acha que vai perder dinheiro, pode treinar em plataformas de simulação e games que te ensinam a operar o Home Broker e a se familiarizar com termos e ferramentas da área.

Pensando em quem quer aprender sem arriscar dinheiro de verdade, o DuMoney listou alguns dos principais jogos e simuladores da Bolsa de Valores. Vale lembrar que existem diferenças entre os brasileiros e os baseados em bolsas estrangeiras, uma dessas diferenças e a língua padrão do jogo. 

SimulAção

É o simulador do próprio site da BM&F Bovespa, em que você também ganha dinheiro virtual ao se cadastrar para comprar e vender ações listadas na Bolsa. O investidor tem a possibilidade de montar uma carteira de empresas conhecidas no mercado acionário e calcular os rendimentos. Os melhores jogadores podem ganhar prêmios como IPad, IPhone, IPod e até R$ 5.000,00 para investir em ações no mercado verdadeiro, abrindo uma conta na Bolsa de Valores.

FolhaInvest

O FolhaInvest é um simulador do jornal Folha de São Paulo, disponível no site da Folha,em que você pode abrir uma conta e receber inicialmente um capital de R$ 200.000,00 para começar operar em bolsa – tudo virtual e totalmente gratuito.

UOL Invest

O simulador da UOL também é totalmente gratuito e  oferece aos participantes a oportunidade de conhecer o mercado de ações na prática, assim como os outros. Neste simulador os participantes com os melhores desempenhos concorrem a prêmios, como viagens, cursos e passagens aéreas.

Best Brokers

É um jogo gratuito para dispositivos iOS e Android, que simula o mercado de ações real, mas você não precisa correr nenhum risco, pois investe moedas falsas. O jogo é cheio de recursos e permite que você estabeleça interações com seus amigos.

TradeHero

É um simulador de ações que irá ajudá-lo a descobrir como funciona o mercado financeiro. Você pode começar com um portfólio virtual para negociar com cotações em 35 bolsas e 38 pares de moedas. Siga outros heróis, receba as últimas notícias e amplie seus conhecimentos. Gratuito, android IOS

Robinhood

Aplicativo gratuito que permite comprar e vender ações gratuitamente. Com Robinhood, você pode visualizar dados de mercado em tempo real, criar uma lista de observação personalizada e fazer negócios com apenas alguns toques. É gratuito e disponível para Android e IOS.

Stock Market Simulator

Fornece informações sobre o mercado financeiro dos EUA, que pode ser usado pelo novato para construir seus conhecimentos sobre o assunto. É útil também para jogadores experientes, que podem construir um portfólio virtual e acompanhar a evolução dos estoques. É gratuito e disponível para Android e IOS.

PARA QUEM QUER MAIS

Aprender jogando é dinâmico e inovador, mas também é importante investir num aprendizado mais aprofundado. Para quem é de curso o “Investidor em Ação” ministrado pelo Luiz Guilherme Dias, profissional reconhecido pelo mercado.

Para quem é de filme vale a pena assistir “A Grande Aposta”, com Christian Bale, que mostra o contexto da crise de 2008 – que conta com participação especial do Nobel de Economia Richard Thaler. Quem prefere uma leitura  “O Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham é altamente recomendado por Warren Buffet.

Em Educação Financeira

Recomendadas para você