fbpx

Michael Tumminia: o que aprender com o guru financeiro das top models

Redação DuMoney 19 de julho de 2018 atualizado às 11:48

Com planejamento e disciplina, consultor salva tops do mundo da moda de situações financeiras caóticas. O guru financeiro das top models tem muitos ensinamento sobre finanças para você

guro financeiro

O consultor é especialista em ajudar modelos a administrar suas finanças / Foto: Kai Neden

 

Marquita Pring tem posado para ensaios de moda da Vogue italiana e para campanhas publicitárias da Levi’s, L’Oréal e Lane Bryant. Como uma top model plus size contratada pela IMG Models, ela ganha muito bem. Mas sempre que vai às compras, ela ouve uma voz em sua cabeça dizendo: “Você realmente precisa dessas sandálias rasteiras Gucci?”, contou a modelo em entrevista ao New York Times.

A voz pertence a Michael Tumminia, 47, um consultor especializado em ajudar modelos a administrar suas vidas financeiras. O DuMoney entrevistou Tumminia, que tem em sua lista de clientes Ashley Graham, Karlie Kloss, Toni Garrn e várias outras mulheres de sucesso da indústria da moda. Ele é a voz do limite.

Marquita, que tem apenas 26 anos, credita a Tumminia o regime de poupança que possibilitou que ela comprasse seu primeiro apartamento. Agora, ela pensa menos sobre a bolsa “it” desta temporada do que sobre a amortização de empréstimos imobiliários. A modelo o indicou para outra top, e outra, e outra – e ele virou o guru financeiro das meninas.

“Você quer ficar atual e na moda como todas as outras garotas”, diz Marquita. “Mas você sabe o que? Eu não preciso de todas essas coisas. Eu posso pagar minha dívida mais rápido com esse dinheiro”.

MODELOS NÃO SÃO PROFISSIONAIS ASSALARIADOS

Tumminia lembra que modelos são profissionais autônomos, contratados por serviço, que geralmente não recebem um valor fixo a cada mês, como alguém que seja assalariado. Por essa razão, precisam calcular e pagar impostos por sua conta.

“Fora isso, normalmente são pessoas muito jovens e, com relativa frequência, se tiverem sucesso nas passarelas, ganham grandes somas de dinheiro de uma vez. Nessas condições, a tentação de pegar toda a grana e sair gastando é enorme. Mas é importante lembrar que em profissões como essa, a aposentadoria e o fim dos cachês milionários costuma chegar cedo”.

Marquita, que começou a carreira aos 15 anos, disse ao NY Times: “Nunca esquecerei a primeira vez que paguei impostos. Eu não estava de todo preparada. Foi uma experiência aterrorizante. No que diz respeito à poupança e à gestão do dinheiro, você está completamente sozinha”.

LEIA MAIS: Quais livros os 10 mais famosos CEOs estão lendo no momento 

 

”QUERO QUE SEJAM IGUALMENTE DISCIPLINADAS QUANDO SE TRATA DE DINHEIRO”

Tumminia trabalha com suas clientes modelos de maneira específica. Ele as ajuda a separar financeiramente suas vidas pessoais e profissionais, desenvolver um plano mensal de gastos e reservar dinheiro para pagamentos trimestrais do imposto de renda, além de incentivá-las a começar a pensar em metas de longo prazo, como a aposentadoria. Seu conselho mais usual às meninas em rápida ascensão profissional, loucas por uma Ferrari ou uma casa em um bairro badalado: não mudar de vida. Primeiro, é preciso acumular.

“As pessoas ficam muito animadas no começo do processo de planejamento. Mas aí, a vida acontece. É claro que monitorar como as pessoas se comportam é muito difícil. Brinco que meu trabalho é como o de um personal trainer: você contrata um personal trainner para se exercitar e ser fitness. A ideia é que as modelos entendam que precisam ser fitness financeiramente. Elas sabem muito bem o que devem comer e o quanto devem se exercitar e quero que sejam igualmente disciplinadas quando se trata de dinheiro”, diz ele.

LEIA MAIS: Vício em comprar: o que fazer se o lazer virar doença

Ele não faz a declaração de impostos das clientes ou dá consultoria em investimentos ou carreira. Seu principal papel, em sua opinião, é impor ordem a uma situação financeira caótica.

“Nosso trabalho é fazer com que as modelos se estabeleçam na vida de uma forma eficiente e que permita que elas se concentrem em suas carreiras”.

Modelos podem até parecer pessoas especiais – mas, do ponto de vista financeiro (a não ser pelo tamanho da conta bancária), têm os mesmos desafios que a maioria das pessoas: organizar o orçamento para poupar e investir, de modo a atingir objetivos maiores no futuro. Vale guardar os conselhos de Tumminia.

Em Educação Financeira

Recomendadas para você