fbpx

Perfil de Investidor: Descubra Agora Qual é o Seu!

Quem procura "se reconhecer" pode determinar uma estratégia de investimentos de acordo com sua realidade e expectativas. Confira em qual perfil você se sente mais confortável

Redação DuMoney 26 de fevereiro de 2019 atualizado às 17:21

É muito importante você reconhecer seu perfil antes de investir.

 

Como começar a investir com mais segurança? Você precisa se reconhecer, diagnosticar e prever sua reação diante de situações de risco para não seguir impulsos, não se desequilibrar. São condições para estabelecer a diferença entre uma oportunidade segura de investimento e uma chance aparente de lucro, que pode levar à perda de dinheiro no mercado. Outra vantagem de quem “se reconhece” é conseguir determinar uma estratégia de investimentos de acordo com sua realidade e expectativas.

QUAIS SÃO OS PERFIS ESTUDADOS?

Conservador. É aquele que dá prioridade à segurança nas aplicações. Geralmente, prefere ativos que oferecem menos riscos, mesmo ciente que eles vão ter uma rentabilidade menor. Investidores de perfil conservador querem saber onde está seu dinheiro, saber que ele está seguro e quanto vão ganhar desde a data da aplicação. Por isso, muitos optam pelos investimentos de renda fixa. Alguns dos títulos mais conhecidos são Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA. Uma grande parcela destes investidores se sentem seguros na velha Caderneta de Poupança, mas estão perdendo dinheiro todo mês.

Moderado. Para o investidor deste perfil, vale a pena correr pequenos riscos em busca de uma rentabilidade um pouco maior. É comum que sejam mais informados, já procuraram alguma orientação (mesmo com cursos rápidos de investimento pela internet). A ordem para o moderado é risco calculado. Investidores de perfil moderado buscam aplicar a maior parte de sua reserva em renda fixa, mas destinam outra parte do montante para renda variável — como ações.

Arrojado. O investidor arrojado prioriza a rentabilidade, mesmo ciente de que corre mais riscos. O arrojado também estuda a relação risco/rentabilidade, mas está disposto a arriscar um pouco mais para obter lucros mais altos. Investidores com esse perfil costumam apostar mais na renda variável — como o mercado de ações ou câmbio.

Estas são pistas para você fazer uma primeira análise. Deite-se no divã do investidor, respire fundo e entenda que está apenas começando a conhecer o caminho. Logo voltaremos a este assunto.

Leia mais: Investimento seguro: o que você ganha na Poupança?

 

 

 

Em Educação Financeira

Recomendadas para você