fbpx

Cinco dicas sobre a Bolsa de Valores: comparando desempenho (1)

Redação DuMoney 1 de fevereiro de 2019 atualizado às 13:11

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou o mês com o melhor resultado em mais de um ano. Antes de pensar em investir, identifique fatores que inflenciam o mercado de ações 

Procure entender no noticiário o que faz diferença no desempenho do mercado

 

Aprender a investir no mercado de ações não significa apenas saber como funciona a “operação”: onde você insere seus dados e deposita o dinheiro. Uma primeira orientação (antes mesmo do caminho operacional) é sobre informação e mercado. Se você está acostumado a ser um investidor passivo – que coloca seu dinheiro na Poupança e relaxa -, você já sabe que está perdendo dinheiro. Se você quer saber como investir e obter mais rentabilidade, você vai precisar de mais informação – teoria e noticiário.

 

Vamos fazer uma análise sobre o desempenho da Bolsa de Valores de São Paulo em janeiro. Observe que ao menos 5 fatores importantes influenciaram o mercado: janeiro inicia a temporada de divulgação de balanços de grandes corporações; é o primeiro mês de um novo governo; a nova gestão confirma a intenção de acelerar reformas; o mercado global dá sinais positivos; e, por último, uma tragédia faz oscilar as ações da maior mineradora de ferro do mundo, a brasileira Vale.

Do início: o Índice Bovespa acumulou alta de 10,8% por cento, é o melhor desempenho mensal em um ano. Agentes do mercado atribuem parcela importante do desempenho positivo à perspectiva de elevada liquidez global.O Banco Central Americano divulgou na quarta-feira que o juro na faixa de 2,25 a 2,5 por cento ao ano será mantido e promete ser paciente em elevar as taxas neste ano.

Leia mais: Os games que ensinam a investir na Bolsa de Valores sem correr riscos

O noticiário sobre a política brasileira também influenciou o otimismo na Bovespa: os ganhos são apoiados pelo otimismo em relação ao avanço das reformas prometidas pelo novo presidente, em particular a da Previdência, fundamental para melhorar a situação fiscal do país.

Sinais favoráveis para a temporada de balanço ajudam a sustentar o viés ascendente. “O Ibovespa só não teve um desempenho melhor em razão da volatilidade com os papéis da Vale”, afirmou o gestor de uma corretora de São Paulo.

Antes de seguir em frente, reflita sobre a importância de cada notícia, sobre o andamento do mercado neste mês. É uma forma de exercitar sua percepção sobre o mercado, um início importante.

 

 

Em Educação Financeira

Recomendadas para você